As altas habilidades/superdotação podem se manifestar de muitas formas, mas ainda não existe uma definição única: diferentes teorias, critérios de avaliação e concepções de inteligência influenciam diretamente como esses perfis são reconhecidos. Esse cenário faz com que muitas crianças e adultos com altas habilidades não se encaixem no estereótipo de “gênio” e, por isso, passem despercebidos, gerando sofrimento e impacto para toda a família. A identificação é um passo essencial, pois promove pertencimento, amplia a compreensão sobre modos diversos de funcionamento e possibilita a criação de estratégias que favoreçam o desenvolvimento integral.
Pensando nesse contexto, o curso foi desenvolvido para preparar os participantes a:
Reconhecer as características de AH/SD em diferentes idades e contextos;
Diferenciar desempenho elevado de superdotação, considerando aspectos cognitivos, criativos e socioemocionais;
Compreender as implicações emocionais e sociais das altas habilidades, incluindo vulnerabilidades em saúde mental;
Conhecer instrumentos e estratégias de avaliação;
Orientar famílias e instituições de ensino na construção de um ambiente que favoreça o desenvolvimento integral;
Estabelecer práticas de acolhimento que respeitem a singularidade e diversidade desses sujeitos.
Ao final do curso, os participantes estarão aptos a perceber as nuances do funcionamento das AH/SD ao longo da vida, reconhecer características e entender as comorbidades associadas.
Coordenado pela professora Marilia Pessali, o curso será realizado 100% online, com aulas ao vivo ministradas por um corpo docente altamente qualificado na área.
Próxima edição: 2026.
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